Exames de Língua Estrangeira

Os Exames de Língua Estrangeira serão realizados de forma remota, somente até o final do 1º semestre de 2025.

Por determinação da Coordenação, os Exames de Língua Estrangeira poderão ser realizados de forma remota, somente até o final do 1º semestre de 2025 (11/07/2025 – de acordo com o Calendário Semestral).

A partir do 2º semestre de 2025, todos os exames serão realizados de forma presencial. Os exames presenciais irão ocorrer já no início do semestre de 2025, no dia 12 de setembro. Na ocasião, a realização do Exame de Inglês será obrigatória para todos os alunos de Mestrado, exceto para os alunos dispensados ou que já o tenham realizado anteriormente.

Os alunos de Doutorado, com conclusão de curso prevista para até o final do 2º semestre de 2025 (19/12/2025 – de acordo com o Calendário Semestral), deverão estar atentos e realizar o Exame de 2ª Língua que ocorrerá no início do 2º semestre de 2025, no dia 12 de setembro.

Por ora, permanecem válidas as orientações abaixo que se referem às solicitações de agendamento e dispensa dos exames.

Agendamento

Os interessados em realizar os exames deverão enviar e-mail a Secretaria gpf.egf@id.uff.br (com cópia para o seu orientador), solicitando o agendamento e, no próprio corpo do e-mail, declarar o compromisso de não utilizar qualquer método de tradução digital durante a realização do exame. Após recebermos a solicitação, enviaremos ao orientador, todas as informações necessária à aplicação do exame. 

    

Língua Inglesa

  • Ao ingressar no Programa de Pós-graduação em Física do IF-UFF, os estudantes devem obrigatoriamente realizar o Exame de Língua Inglesa. A inscrição deve ser feita conforme orientações acima.
  • O Exame será aplicado pelo Orientador do aluno, de acordo com procedimentos estabelecidos pela Coordenação do PPGF.
  • O conteúdo do Exame será abordado em forma de prova escrita, onde será avaliada a capacidade de leitura e interpretação de texto por parte do estudante.
  • dispensa do Exame pode ser requerida nos seguintes casos:
  1. Aprovação em exame de lingua inglesa comprovada em histórico escolar de pós-graduação, emitido pela UFF ou por outra instituição de origem do aluno. Em particular, alunos aprovados no Exame de língua inglesa no Curso de Mestrado (no IF-UFF ou em outro Programa reconhecido pela CAPES) estarão dispensados do Exame ao ingressarem no Curso de Doutorado no IF-UFF.
  2. Apresentação de certificado de proficiência que comprove conhecimento a partir de nível intermediário do idioma, conforme estabelecido pela SRI/UFF. Serão aceitos os seguintes certificados: TOEFL (ITP 460, IBT 79), TOEIC (550), Michigan (ECPE), CAE, CPE, FCE, PET, ECPE, IELTS (4,5), PTE (nível 2), PTE academic (43), IELTS (4,5), BEC (Preliminary, Vantage ou Higher). Outros certificados oficiais ou demonstração de que o estudante é nativo em inglês poderão também ser considerados para dispensa, a critério do Colegiado do Curso.

Segunda Língua Estrangeira (estudantes de doutorado)

  • Os alunos de doutorado devem obrigatoriamente realizar o Exame de Segunda Língua Estrangeira.  A inscrição deve ser feita conforme orientações acima.
  • O Exame será aplicado pelo Orientador do aluno, de acordo com procedimentos estabelecidos pela Coordenação do PPGF.
  • O conteúdo do Exame será abordado em forma de prova escrita, onde será avaliada a capacidade de leitura e interpretação de texto por parte do estudante.
  • No ato da inscrição, o aluno deve indicar sua opção de língua estrangeira. As modalidades oferecidas atualmente são as seguintes:
    • Espanhol
    • Francês
  • dispensa do Exame pode ser requerida nos seguintes casos:
  1. Aprovação em exame de segunda língua estrangeira comprovada em histórico escolar de pós-graduação, emitido pela UFF ou por outra instituição de origem do aluno.
  2. Apresentação de certificado de proficiência que comprove conhecimento a partir de nível intermediário do idioma, conforme estabelecido pela SRI/UFF. Em particular, serão aceitos os seguintes certificados:
    • Espanhol: DELE, CELU.
    • Francês: DELF, DALF.
    • Italiano: CILS, CELI, PLIDA e o exame da Universidade Roma 3.
    • Alemão: Goethe-Zertifikat C1; ZDP II; DSD I e II; PWD; ZOP; KDS; GDS; PNDS; DSH e TestDaF, nível 5.
    • Outros certificados oficiais ou demonstração de que o estudante é nativo no idioma requerido poderão também ser considerados para dispensa, a critério do Colegiado do Curso.
Pular para o conteúdo