Programa de pós-graduação (PPG) em Física

Banca Examinadora de Defesa (Tese ou Dissertação)

INFORMAÇÕES SOBRE A INDICAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA DE DEFESA DE
DISSERTAÇÃO (MESTRADO) OU TESE (DOUTORADO)

O pedido para aprovação da banca examinadora deverá ser feito pelo orientador (com no mínimo 5 semanas de antecedência) e encaminhado ao Coordenador da Pós-graduação para o endereço gpf.egf@id.uff.br. A mensagem também deverá conter, como anexo, a versão preliminar da dissertação ou tese (em PDF).

INSERIR OS SEGUINTES DADOS NO CORPO DA MENSAGEM:

1. Nome do aluno
  2.  Sugestão de data e horário da defesa
  3. Sugestão da banca examinadora com no mínimo o dobro do número de membros para aprovação do Colegiado (membros titulares, membros suplentes e convidados, se houver). Todos os membros da banca deverão satisfazer os critérios de credenciamento de docentes que orientam estudantes: ter publicado três ou mais artigos científicos nos últimos três anos, nas faixas qualis/CAPES B1 ou A para a área de Astronomia e Física, excluindo-se artigos de grandes colaborações.

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

Membros titulares

• Mestrado: mínimo de 3 membros (orientador + 1 credenciado na Pós + 1 externo)
  • Doutorado: mínimo de 5 membros (orientador + 1 credenciado na Pós + 2 externos + 1 externo ou credenciado)

Membros suplentes

• Mestrado: mínimo de 2 membros (1 credenciado na Pós + 1 externo)
  • Doutorado: mínimo de membros (1 credenciado na Pós + 1 externo + 1 credenciado ou externo)

NOTA: Pedimos seguir o seguinte formato na indicação da banca:

Nome completo do membro / Instituição de origem / link do currículo Lattes (para membros externos) / Informar se o membro externo irá precisar de passagens ou diárias (incluir email do professor) / CPF (membros externos para cadastro na Plataforma SUCUPIRA/CAPES).
OBS.: Anexar o currículo em PDF caso o membro não possua o currículo Lattes.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

• Recomendamos uma antecedência de 05 semanas entre o encaminhamento da solicitação e a defesa da tese ou dissertação.
  • Os co-autores de trabalhos científicos do estudante não poderão exceder a razão de 1/3 da composição da banca.
  • Após aprovação da banca examinadora pelo Colegiado, a secretaria da Pós-graduação irá enviar (por e-mail) as cartas-convite ao orientador (com cópia para o orientando), a fim de que sejam remetidas aos membros da banca.
EnglishPortugueseSpanish