Programa de pós-graduação (PPG) em Física

Processo Seletivo

Ingresso no Programa de Pós-graduação em Física da UFF
 
 
RESULTADO FINAL 2021-2:
 
 
 
ATENÇÃO:

DATAS IMPORTANTES / 2021-2

Prova Escrita EUF: 30 de maio de 2021
Inscrições UNIPOSRIO: 03 de junho a 14 de junho de 2021
Entrevista (remota): 16 (Mestrado) e 17 (Doutorado) de junho de 2021
Resultado: a partir de 01 de julho de 2021
Recurso:
Resultado final:
Matricula:
https://uniposrio-fisica.cbpf.br/

MATRÍCULA:

 

Para se matricular, entre (data a ser divulgada), o candidato selecionado deverá enviar e-mail para a Coordenação do PPGF-UFF, através do endereço gpf.egf@id.uff.br, ou deverá se dirigir pessoalmente à secretaria do Curso (Instituto de Física da UFF, sala 404) em caso da secretaria voltar a funcionar na data, após término de restrições de confinamento devido à pandemia Covid-19, apresentando a seguinte documentação:

  1. Documento de identidade e CPF.
  2. Foto em formato 3×4 recente.
  3. Para inscrição no mestrado, apresentar diploma da graduação. Para inscrição no doutorado, apresentar diploma da graduação e de mestrado (para doutorado direto, apenas o diploma de graduação é requerido). Para inscrições via e-mail, estes diplomas devem ser apresentados em frente e verso. Os diplomas devem ser devidamente reconhecidos.
  4. Histórico Escolar da graduação. Para candidatos selecionado para o doutorado (exceto doutorado direto), apresentar Histórico Escolar do mestrado.
  5. Ficha de inscrição em disciplinas para o segundo semestre de 2021 (disponível em http://www.if.uff.br/pt/formularios-da-pos).
  6. No caso de candidato com diploma obtido no exterior, apresentar traduções juramentadas do diploma e do histórico escolar, exceto os diplomas nas línguas Inglesa e Espanhola.
  7. No caso de candidato ao doutorado que cursou mestrado em outra instituição, apresentar as ementas das disciplinas cursadas para compatibilização da grade curricular.

Caso o diploma não esteja disponível no ato da inscrição, será aceito, em caráter provisório, uma declaração de provável formando do curso de graduação emitida pela instituição de origem do candidato. Porém, a formalização da matrícula do candidato aprovado dependerá da apresentação do diploma.

O candidato ao Doutorado deverá entrar em contato com o orientador pretendido antes de sua matrícula, pois a assinatura do orientador é exigida na ficha de inscrição. O orientador deve ser um professor credenciado como membro permanente do corpo docente do Curso. Não é permitida matrícula de um candidato ao Doutorado sem o aval do orientador.
Não será aceita matrícula de candidato com documentação incompleta ou que apresente documentos ilegíveis.
O candidato selecionado que não se matricular na data acima perderá o direito à bolsa e perderá sua vaga no curso pretendido. Neste caso, um candidato da lista de espera por bolsas será imediatamente convocado (através do email que usou para enviar o pedido de inscrição) e um prazo extraordinário para sua matrícula será estabelecido pela coordenação do Programa.
 
EnglishPortugueseSpanish