Programa de pós-graduação (PPG) em Física

Processo Seletivo

Ingresso no Programa de Pós-graduação em Física da UFF
 
 
Edital PPGF 2023.01 – Mestrado e Doutorado  
 

DATAS IMPORTANTES /EDITAL PPGF No 03/2022 (ref. 2023.01)

  • O prazo para candidatos contestarem as notas finais é 03 de Dezembro de 2022
  • O resultado do julgamento dos recursos (encerrando o processo seletivo) está previsto para  até 05 de Dezembro de 2022.

PRÉ-MATRÍCULA

Para reservar vaga no programa de pós-graduação em física da UFF, a(o) candidata(o) deverá realizar uma pré-matrícula, entre os dias 06 de dezembro de 2022 e 17 de dezembro de 2022, portando identidade e CPF, manifestando expressamente o desejo de ingressar no programa de mestrado ou doutorado.

A(o) candidata(o) selecionada(o) que não realizar a pré-matrícula no período acima poderá perder o direito à bolsa e sua vaga no curso pretendido. Neste caso, um(a) candidato(a) da lista de espera por bolsas, que esteja pré-matriculado(a), será imediatamente convocado(a) (através do e-mail cadastrado no processo de inscrição).

MATRÍCULA:

Para realizar a matrícula oficial no programa, o candidato selecionado deverá enviar para o endereço de email gpf.egf@id.uff.br em formato PDF entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 2023 a seguinte documentação:

  1. Documento de identidade e CPF.
  2. Foto em formato 3×4 recente.
  3. Para inscrição no mestrado, apresentar diploma da graduação. Para inscrição no doutorado, apresentar diploma da graduação e de mestrado (para doutorado direto, apenas o diploma de graduação é requerido). Para inscrições via e-mail, estes diplomas devem ser apresentados em frente e verso. Os diplomas devem ser devidamente reconhecidos.
  4. Histórico Escolar da graduação. Para candidatos selecionados para o doutorado (exceto doutorado direto), apresentar Histórico Escolar do mestrado.
  5. Ficha de inscrição em disciplinas para o primeiro semestre de 2023 (disponível em http://www.if.uff.br/pt/formularios-da-pos).
  6. No caso de candidato com diploma obtido no exterior, apresentar traduções juramentadas do diploma e do histórico escolar, exceto os diplomas nas línguas Inglesa e Espanhola. 
  7. No caso de candidato ao doutorado que cursou mestrado em outra instituição, apresentar as ementas das disciplinas cursadas para compatibilização da grade curricular.

Caso o diploma não esteja disponível no ato da inscrição, será aceito, em caráter provisório, uma declaração de provável formando do curso de graduação emitida pela instituição de origem do candidato. Porém, a formalização da matrícula do candidato aprovado dependerá da apresentação do diploma. O candidato deve ainda possuir as versões originais de todos os documentos para conferência da secretaria da Coordenação do PPGF-UFF.

O candidato aprovado deverá escolher um orientador entre os professores credenciados no Programa como membros permanentes. A solicitação de orientação será julgada posteriormente pelo Colegiado.
Não será aceita matrícula de candidato com documentação incompleta ou que apresente documentos ilegíveis.
Para implementação de bolsa de estudos CAPES ou CNPq, o candidato deverá ter conta ativa no Banco do Brasil. Para implementação de bolsa FAPERJ, o candidato deverá ter conta ativa no Banco Bradesco. A conta corrente para implementação de qualquer bolsa de estudos não pode ser conta poupança e o bolsista deve ser o único titular. Para implementação de bolsa do CNPq, o candidato deverá ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. 
 
EnglishPortugueseSpanish