CRITÉRIOS DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PPG-FÍSICA ( APROVADOS NA PLENÁRIA DE 24/04/2013):
a) Se o docente estiver orientando ou for iniciar a orientação de um aluno do Programa, ter publicado, nos últimos três anos, 3 ou mais artigos científicos.
b) Se o docente não está orientando um aluno do Programa, ter publicado, nos últimos cinco anos, 11 ou mais artigos científicos.
Nos dois casos acima, os artigos devem ter sido publicados ou aceitos em revistas de circulação internacional com fator de impacto mínimo de 2,5. Os casos excepcionais serão considerados pelo Colegiado.
As publicações de grandes colaborações não serão contabilizadas, mas serão ser analisadas caso a caso pelo Colegiado.
Os pesquisadores bolsistas de produtividade na área de Física e Astronomia terão o credenciamento garantido.
DOCENTES PERMANENTES
O credenciamento do docente na categoria permanente está aberto para Professores do IF-UFF e para Professores de outras unidades da UFF. Docentes externos à UFF não atuarão como orientadores principais (podendo ser credenciados como participantes externos ou colaboradores para efeitos de co-orientação*, desde que satisfaçam os critérios de credenciamento acima).
SOLICITAÇÕES DE CREDENCIAMENTO
Para solicitar credenciamento ao Colegiado do Programa por favor envie e-mail para gpf.egf@id.uff.br com as seguintes informações:
1 – Número de artigos publicados ou aceitos em revistas de circulação internacional com fator de impacto mínimo de 2,5 nos últimos 3 anos.
2 – Número de artigos publicados ou aceitos em revistas de circulação internacional com fator de impacto mínimo de 2,5 nos últimos 5 anos.
3 – Se já possui (eventualmente) algum aluno para orientar simultaneamente ao pedido credenciamento. Em caso positivo, indicar o nome do estudante.
SOLICITAÇÕES DE COORIENTAÇÕES
Para solicitar a aprovação de coorientação ao Colegiado do Programa, o Orientador deve enviar envie e-mail para gpf.egf@id.uff.br com as seguintes informações:
Assunto: “Pedido de Coorientação_nome do pretenso coorientador”
No corpo do e-mail:
1. Nome do aluno para o qual deseja a aprovação de coorientação
2. Previsão de defesa do aluno (mês/ano)
3. Nome, e-mail e currículo lattes atualizado do pretenso Coorientador
4. Justificativa
Recomendamos fortemente que, salvo em casos excepcionais, qualquer pedido de co-orientação seja feito com no máximo um semestre de antecedência à defesa.