Banca Examinadora de Defesa (Tese ou Dissertação)

INFORMAÇÕES SOBRE A INDICAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA DE DEFESA DE
DISSERTAÇÃO (MESTRADO) OU TESE (DOUTORADO)
 

O pedido para aprovação da banca examinadora deverá ser feito pelo orientador (com no mínimo 5 semanas de antecedência) e encaminhado ao Coordenador da Pós-graduação para o endereço gpf.egf@id.uff.br. A mensagem também deverá conter, como anexo, a versão preliminar da dissertação ou tese (em PDF).

INSERIR OS SEGUINTES DADOS NO CORPO DA MENSAGEM:

  1. Nome do aluno
  2. Sugestão de data e horário da defesa
  3. A forma como ocorrerá a defesa (remota ou presencial). Obs: A Coordenação do PPGF sugere que as defesas realizem-se de forma remota (via videoconferência, atravéz da plataforma Google Meet)
  4. Sugestão da banca examinadora com no mínimo o dobro do número de membros para aprovação do Colegiado (membros titulares, membros suplentes e convidados, se houver). Todos os membros da banca deverão satisfazer os critérios de credenciamento de docentes que orientam estudantes: ter três ou mais artigos científicos nos últimos três anos, publicados ou aceitos em revistas de circulação internacional com fator de impacto mínimo de 2,5 (excluindo-se artigos de grandes colaborações); ou ser pesquisador bolsista de produtividade na área de Física e Astronomia.

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

Membros titulares

  • Mestrado: mínimo de 3 membros (orientador + 1 credenciado na Pós + 1 externo)
  • Doutorado: mínimo de 5 membros (orientador + 1 credenciado na Pós + 2 externos + 1 externo ou credenciado)

Membros suplentes

  • Mestrado: mínimo de 2 membros (1 credenciado na Pós + 1 externo)
  • Doutorado: mínimo de membros (1 credenciado na Pós + 1 externo + 1 credenciado ou externo)

*IMPORTANTE: são considerados “externos”, os membros de outras instituições (de fora da UFF), de acordo com os critérios CAPES. 

NOTA: Pedimos seguir o seguinte formato na indicação da banca:

Nome completo do membro / Instituição de origem / link do currículo Lattes e endereço de e-mail (para membros externos) / Informar se o membro externo irá precisar de passagens ou diárias / CPF (membros externos para cadastro na Plataforma SUCUPIRA/CAPES).
OBS.: Anexar o currículo em PDF, caso o membro não possua o currículo Lattes.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

  • Recomendamos uma antecedência de 05 semanas entre o encaminhamento da solicitação e a defesa da tese ou dissertação.
  • Os Orientadores devem buscar propor membros externos que sejam de instituições diferentes
  • Os co-autores de trabalhos científicos do estudante não poderão exceder a razão de 1/3 da composição da banca.
  • Após aprovação da banca examinadora pelo Colegiado, a secretaria da Pós-graduação irá enviar (por e-mail) as cartas-convite formais aos membros aprovados (com cópia para o Orientador).  

Observação: 

De acordo com o Artigo 27, § 11, do Regulamento:

“Para o agendamento e a realização da defesa de Tese de Doutorado, é necessário que o aluno possua no mínimo uma publicação (ou aceite) de um artigo em revista de circulação internacional, com fator de impacto mínimo de 2,5. Os casos excepcionais serão considerados pelo Colegiado.”

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