Instituto de Física

Departamento De Física

As atividades de ensino do Departamento de Física atendem diferentes cursos de graduação: Arquitetura, Engenharia, Engenharia Química, Farmácia, Física, Geografia, Informática, Matemática, Química e Química Industrial. De pós-graduação: lato sensu em Ensino de Ciência (modalidades Física e Ciências) e stricto sensu – Mestrado e Doutorado – em Física. Em média estes cursos envolvem uma população discente de cerca de 2000 estudantes por semestre.

O IF-UFF tem se mantido com um único departamento, devido à percepção pelo corpo docente que uma divisão em vários departamentos traria mais problemas do que benefícios. O Departamento único favorece um permanente entrosamento entre as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, uma vez que não há exclusividade de atuação de um docente/pesquisador em disciplinas de um ou de outro nível de ensino. Pelo contrário, existe um rodízio obrigatório envolvendo disciplinas destes diferentes níveis, no qual tomam parte todos os professores credenciados pelo curso de pós-graduação. Esta integração entre os cursos de graduação e pós-graduação sempre foi e continua sendo uma das marcas distintivas do Departamento.

Outra característica muito importante do Departamento é o alto nível de qualificação acadêmica exigido para contratação de novos professores. Já existe uma tradição consolidada de abertura de concursos públicos exclusivamente para professor adjunto ou titular, com banca constituída somente por membros externos, convidados dentre os pesquisadores mais renomados da física brasileira.

Chefe: Marco Moriconi
Sub-chefe: Djalma Rosa Mendes Júnior

Corpo Técnico Administrativo:

Neudeti Couto de Oliveira (secretária)

Diego Costa De Aquino-Assistente Administrativo

Dino Correa-Assistente Administrativo

Contato: secretaria.gfi.egf@id.uff.br, depto@mail.if.uff.br

EnglishPortuguêsEspañol