Site da Graduação em Física na UFF

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Inscrição online em disciplinas

A inscrição online em disciplinas por estudantes regulares é realizada pelo próprio aluno no IDUFF em prazo estipulado no calendário escolar da universidade.

Se possuir os pré-requisitos, a inscrição na disciplina que não está aparecendo no sistema poderá ser solicitada no Período de Ajustes no SolicitaUFF. A Coordenação de Curso não consegue fazer inscrições em disciplinas antes do Período de Ajustes.

Período de ajustes

A solicitação de ajustes nos Planos de Estudos (Inscrição em Disciplinas, Cancelamento de Inscrição e Mudança de Turma) podem ser feitas pelo estudante no SolicitaUFF  no prazo definido no calendário escolar.

Não é possível cancelar a inscrição na disciplina teórica (Física I, II, III, IV ou Física Moderna) e manter apenas a inscrição na disciplina experimental (Física Experimental I, II, III, IV ou Laboratório de Física Moderna). A disciplina experimental é correquisito da disciplina teórica.

Dentro do período de ajustes, previsto no calendário escolar, acesse o SolicitaUFF e lembre-se de escolher a opção Mudança de Turma e não Inscrição em Disciplina. A mudança de turma está condicionada à existência de vagas disponíveis e ausência de conflito de horário com outras turmas do plano de estudos do aluno.

Para consultar o nome do professor, acesse o Quadro de Horários no IDUFF e faça login no canto superior direito. É preciso fazer login, senão o nome não aparece. Depois pesquise a disciplina e turma desejada.

Trancamento de matrícula

É a suspensão temporária dos estudos, sem ruptura do vínculo do estudante com a Universidade.

Regulamento dos Cursos de Graduação:

Art. 58 – O Trancamento de Matrícula pode ocorrer:
a) Por solicitação de discente;
b) De forma automática;
c) Em caráter especial.

É preciso dar entrada em processo no SEI para solicitar trancamento de matrícula. Maiores informações em https://www.uff.br/?q=processo/trancamento-de-matricula

Os estudantes regulares que não se inscreverem em nenhuma turma até o final do Período de Ajuste ficarão com a situação “trancamento automático” ou “cancelamento por abandono” (se já possui 4 períodos trancados consecutivos ou não, excluindo o trancamento excepcional e o especial).

O trancamento de forma automática é aquele realizado pelo sistema acadêmico quando o discente não efetiva sua inscrição em disciplinas. 

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF, art. 58. § 5o – “O trancamento de matrícula não é permitido ao ingressante, independente da modalidade de ingresso.” Logo, os ingressantes, independente da modalidade de ingresso (SISU, Transferência, Reingresso, Mudança de Curso, Mudança de Localidade, Revinculação/Permanência de Vínculo, Rematrícula, etc), não podem trancar a matrícula.

O discente pode permanecer com sua matrícula trancada por um período máximo de 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não. O discente que, alcançado o limite de períodos de trancamento estabelecido, deixar de proceder a sua inscrição em disciplinas no período letivo imediatamente subsequente, será considerado discente em Abandono de Curso e terá a sua matrícula cancelada pela PROGRAD/DAE, sem comunicação prévia.

A reabertura de matrícula ocorrerá automaticamente ao fim do prazo solicitado. Não precisa solicitar reabertura de matrícula à secretaria, basta realizar a sua inscrição online no Sistema Acadêmico – IdUFF no prazo estipulado pelo calendário escolar da universidade. Por outro lado, se o estudante desejar a reabertura de matrícula antes do final do prazo inicialmente solicitado, deverá entrar em contato com a Coordenação de Curso em prazo estipulado no calendário escolar.

Declarações

A Declaração de regularidade de matrícula (informa que o aluno está devidamente matriculado na universidade) pode ser gerada pelo próprio aluno  no IDUFF após a realização da inscrição em disciplinas para o semestre letivo em questão. Este documento já possui autenticação e geralmente não carece de carimbo e/ou assinatura para ter validade. Para confirmar a autenticação, basta acessar o link no final da página da declaração.

Ementas

Acesse o Banco de Ementas – ementas das disciplinas oferecidas pela UFF, conforme registro feito no Sistema Acadêmico. A pesquisa da ementa da disciplina de interesse pode ser feita por tipo, a saber: órgão de vinculação (Departamento de Ensino/ Coordenação de Curso), currículo (sequencial numérico do currículo ao qual a disciplina se vincula), individual (código ou nome da disciplina) ou disciplinas sem órgão associado. O documento gerado pelo Sistema possui chave de autenticação.
Observação: o código de uma disciplina é composto pela sigla do Departamento de Ensino ou Coordenação ao qual se vincula, acompanhada por um sequencial numérico. O código da disciplina cursada pode ser consultado no histórico escolar.

Dispensa de disciplinas

Trata-se da solicitação, pelo discente de curso de graduação presencial, de aproveitamento de estudos realizados, que se configura no reconhecimento de valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento em outra Instituição de Ensino Superior. A Dispensa de Disciplinas permite ao estudante de graduação diminuir sua carga horária, mas disciplinas/atividades dispensadas não serão consideradas para efeito do cálculo de Coeficiente de Rendimento Escolar (C.R.).

Para acessar todo o procedimento para o Processo de Dispensa de Disciplina, clique aqui

Aproveitamento de disciplinas

Trata-se da solicitação, pelo discente de curso de graduação presencial, de aproveitamento de estudos realizados, que se configura no reconhecimento de valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento na própria UFF, sendo registrada nota e frequência no Histórico Escolar do aluno.

O ingressante interessado em solicitar o aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas em matrícula anterior na UFF deverá realizar os procedimentos informados em https://www.uff.br/?q=processo/correspondencia-entre-disciplinas para a solicitação de APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS – CORRESPONDÊNCIA ENTRE DISCIPLINAS.

Cancelamento de matrícula

É o ato pelo qual o aluno se desvincula da Universidade.
Ocorre nos seguintes casos:
a) Não integralização da carga horária necessária à conclusão do curso dentro do prazo máximo de permanência fixado no currículo;
b) Abandono de curso (mais de 4 períodos letivos de trancamento de matrícula);
c) Não inscrição em disciplinas ou atividades no primeiro período letivo, imediatamente subsequente ao seu ingresso na universidade;
d) Solicitação oficial, por iniciativa do próprio aluno (por Requerimento Escolar);
e) Insuficiência de aproveitamento escolar (Veja na pergunta seguinte o que é “Insuficiência de aproveitamento escolar”)
f) Motivos disciplinares;
g) Determinação judicial.

a) For reprovado em todas as disciplinas em que se inscreveu em 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não;
b) Não tiver cursado 50 % (cinquenta por cento) da carga horária total do curso decorrido o número de períodos previstos para a integralização curricular;
c) For reprovado em uma mesma disciplina por 4 (quatro) vezes, consecutivas ou não;
d) For reprovado por frequência em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso;
e) For reprovado por nota final em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso, exceto se tiver obtido nota final igual ou superior a 4,0 (quatro) (na Verificação Suplementar – V.S) e tiver frequência suficiente, simultaneamente, em pelo menos uma disciplina. 

ATENÇÃO! Os ingressantes de todas as modalidades, seja SISU, Transferência, Reingresso, Mudança de Curso, Mudança de Localidade, Revinculação, Rematrícula, podem ter a matrícula cancelada por Insuficiência de Aproveitamento, se “for reprovado por nota final em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso, exceto se tiver obtido nota final igual ou superior a 4,0 (quatro) (na Verificação Suplementar – V.S) e tiver frequência suficiente, simultaneamente, em pelo menos uma disciplina.”

Para acessar todo o procedimento de solicitação de Cancelamento de Matrícula, clique aqui

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF: Art. 63 – O prazo máximo de permanência do discente no curso visando à integralização curricular será aquele resultante do número de períodos letivos previsto pelo Projeto Pedagógico de Curso, acrescido de 50% (cinquenta por cento) deste número.

Rematrícula

Trata-se da solicitação da concessão de uma nova matrícula ao discente cujo vínculo com a UFF, em determinado curso de graduação, tenha sido cancelado.

Para acessar todo o procedimento de solicitação de Rematrícula, clique aqui 

Monografia/Trabalho de conclusão de curso

a) Estudo Orientado I – 2h/semana – disciplina optativa para alunos de Iniciação Científica, Iniciação à Extensão e Iniciação à Docência;
b) Estudo Orientado II – 2h/semana – disciplina optativa para alunos de Iniciação Científica, Iniciação à Extensão e Iniciação à Docência;
c) Pré-monografia – 4h/semana – fim de curso – disciplina obrigatória do currículo para todos os alunos;
d) Monografia – 4h/semana – fim de curso – disciplina obrigatória do currículo para todos os alunos.

A solicitação deverá ser realizada pelo professor-orientador dentro do Período de Ajustes, definido pelo calendário escolar, à secretaria da Coordenação de Curso. 

A solicitação deverá ser realizada pelo professor-orientador à secretaria da Coordenação de Curso, com pelo menos 15 dias de antecedência em relação à data da defesa.

Até o último dia do período letivo estabelecido pelo calendário escolar da Universidade.

A entrega dos exemplares da monografia aos membros da banca é responsabilidade do aluno e precisa ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência.

A ficha catalográfica pode ser gerada de forma online pelo aluno no site da Biblioteca de Física. O site tem melhor funcionamento com o navegador Mozilla Firefox.

Após a defesa, o aluno possui o prazo de 15 dias para enviar a versão final da Monografia  (Trabalho de Conclusão de Curso) em pdf, com as correções solicitadas pela banca examinadora, à Coordenação de Física. Não é necessário entregar a versão impressa, apenas a digital.

Atividades complementares - ACs

Para efeito de integralização curricular, o aluno terá que realizar 200 horas de Atividades Complementares, ao longo do curso, segundo as normas estabelecidas.

É preciso preencher um formulário eletrônico da secretaria de Coordenação de Curso, anexando os documentos comprobatórios das atividades complementares.

O aluno deve anexar uma declaração assinada pelo professor-orientador, na qual conste a descrição da atividade, a carga horária e o semestre de realização. Há um Modelo de Declaração de Iniciação Científica na seção Downloads. Observe que nestas modalidades, um semestre de atividades corresponderá a um máximo de 50 horas de atividades cadastradas. No máximo será contabilizado um total de 150 horas nestas categorias.

Mudança de Habilitação em Física

Para Mudança de Habilitação em Física (do Bacharelado para Licenciatura ou da Licenciatura para Bacharelado em Física), é preciso participar do Concurso TRM, da banca organizadora COSEAC, na Modalidade Mudança de Curso ou participar do processo seletivo SISU.

Turno

Nos cursos de Bacharelado Integral e de Licenciatura Integral em Física as aulas ocorrem predominantemente à tarde (a partir das 14h) e à noite (entre 18h e 22h), podendo esporadicamente ter aulas no turno da manhã também. Na Licenciatura Noturna do Curso de Física, as aulas ocorrem no horário entre 18h e 22h.

A Mudança de Turno destinada aos estudantes de Licenciatura que desejam a mudança do turno (Noturno para o Integral ou do Integral para o Noturno) deve ser solicitada dentro do prazo previsto no Calendário Escolar da universidade por meio de processo no SEI. Maiores informações em: https://www.uff.br/?q=processo/mudanca-de-turno

Carteirinha da UFF

Estudantes de graduação poderão baixar gratuitamente o aplicativo da Carteirinha Digital UFF na Google Play ou Apple Store e acessarão automaticamente todas as funcionalidades.

Coeficiente de Rendimento (C.R)

Segundo o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF, aprovado pela Resolução CEP nº 001/2015:

“Art. 109 – O aproveitamento escolar do discente será expresso pelo Coeficiente de Rendimento e registrado no Histórico Escolar.

§ 1o – O Coeficiente de Rendimento (CR) será calculado com base nas notas finais obtidas pelo discente em todas as disciplinas cursadas desde o seu ingresso na UFF, sendo obtido através da fórmula:

CR = (Ch 1 x N  1) + ( Ch 2 x N 2) + …….(Ch n x N n),
                                          Ch 1 + Ch 2 + …. + Ch n

Sendo:
Ch n = carga horária da disciplina n
N n= Nota final obtida na disciplina n

§ 2o – Não são considerados no cálculo do CR:
a) Disciplinas canceladas;
b) Disciplinas dispensadas;
c) Trancamento de matrícula; e
d) Atividades complementares.

§ 3o – Em caso de discente que tenha obtido correspondência de disciplinas, por nova matrícula, as notas registradas na matrícula anterior deverão ser utilizadas para o cálculo do CR na matrícula nova.”

OBSERVAÇÃO: A nota final é definida como sendo igual à média parcial, caso o discente tenha obtido aprovação direta, ou igual a 6,0(seis ), se a aprovação foi obtida na verificação suplementar (VS). No caso de reprovação na VS, a nota final será o resultado do cálculo da média aritmética entre a média parcial e a nota obtida na VS.

Para saber o Coeficiente de Rendimento atual, o aluno precisa acessar o Histórico no site do IdUFF.

Rede Wi Fi eduroam

Colação de grau

Os prováveis formandos devem ficar atentos à caixa de emails @id.uff.br para o recebimento de instruções. Os estudantes serão convocados através de email, para apresentar, em prazo determinado, a cópia dos seguintes documentos: Frente e verso do Histórico escolar e/ou diploma/certificado do Ensino Médio devidamente assinado; CPF; Carteira de identidade. Também deverão entregar preenchidos o Formulário de Atualização de Registro de Diploma e o Formulário de Revinculação (este último para quem deseja manter vínculo com o curso de Física para cursar outra habilitação, Licenciatura ou Bacharelado).

Em casos excepcionais, o aluno poderá solicitar a antecipação da colação de grau. Informações em Antecipação da colação de grau

Moodle

Salas de aula

Acesse a seção Quadro de Horários na página da Graduação no site do Instituto de Física para maiores informações.