Site da Graduação em Física na UFF

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Aqui estão elencadas as dúvidas mais frequentes dos alunos do curso de Graduação em Física:

1. Como faço para solicitar a Inscrição em Disciplina, o Cancelamento de Disciplina e a Mudança de Turma?

A solicitação de ajustes nos Planos de Estudos (Inscrição em Disciplinas, Cancelamento de Inscrição e Mudança de Turma) podem ser feitas pelo estudante no SolicitaUFF  no prazo definido no calendário escolar.

2. O que é trancamento de matrícula?

É a suspensão temporária dos estudos, sem ruptura do vínculo do estudante com a Universidade.

3. Como faço para trancar minha matrícula?

O aluno deve entrar em contato com a Coordenação de Curso e pedir o trancamento de matrícula no período estipulado no calendário escolar.

4. Qual o prazo máximo de trancamento de matrícula?

O discente pode permanecer com sua matrícula trancada por um período máximo de 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não. O discente que, alcançado o limite de períodos de trancamento estabelecido, deixar de proceder a sua inscrição em disciplinas no período letivo imediatamente subsequente, será considerado discente em Abandono de Curso e terá a sua matrícula cancelada pela PROGRAD/DAE, sem comunicação prévia.

5. Tranquei minha matrícula. Como faço para voltar?

A reabertura de matrícula é o procedimento administrativo direcionado ao estudante com uma matrícula em situação de trancamento. A reabertura ocorrerá ao fim do prazo concedido, ou antes, se assim o estudante desejar, mediante solicitação formal à Coordenação de Curso.

6. O que é a Dispensa de Disciplinas?

Trata-se da solicitação, pelo discente de curso de graduação presencial, de aproveitamento de estudos realizados, que se configura no reconhecimento de valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento em outra Instituição de Ensino Superior. A Dispensa de Disciplinas permite ao estudante de graduação diminuir sua carga horária, mas, disciplinas/atividades dispensadas não serão consideradas para efeito do cálculo de Coeficiente de Rendimento Escolar (C.R.).

7. Como solicitar a Dispensa de Disciplinas?

Para acessar todo o procedimento para o Processo de Dispensa de Disciplina, clique aqui

8. O que é Aproveitamento de Disciplinas?

Trata-se da solicitação, pelo discente de curso de graduação presencial, de aproveitamento de estudos realizados, que se configura no reconhecimento de valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento na própria UFF, sendo registrada nota e frequência no Histórico Escolar do aluno.

9. Como solicitar o Aproveitamento de Disciplinas?
O aluno deve preencher o Formulário de Aproveitamento de Disciplinas, escanear e enviar através de email para a Coordenação de Curso.

10. O que é Cancelamento de matrícula?

É o ato pelo qual o aluno se desvincula da Universidade.
Ocorre nos seguintes casos:
a) Não integralização da carga horária necessária à conclusão do curso dentro do prazo máximo de permanência fixado no currículo;
b) Abandono de curso (mais de 4 períodos letivos de trancamento de matrícula);
c) Não inscrição em disciplinas ou atividades no primeiro período letivo, imediatamente subsequente ao seu ingresso na universidade;
d) Solicitação oficial, por iniciativa do próprio aluno (por Requerimento Escolar);
e) Insuficiência de aproveitamento escolar (Veja na pergunta seguinte o que é “Insuficiência de aproveitamento escolar”)
f) Motivos disciplinares;
g) Determinação judicial.

11. O que é considerado Insuficiência de aproveitamento escolar para fins de cancelamento de matrícula?
a) For reprovado em todas as disciplinas em que se inscreveu em 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não;
b) Não tiver cursado 50 % (cinquenta por cento) da carga horária total do curso decorrido o número de períodos previstos para a integralização curricular;
c) For reprovado em uma mesma disciplina por 4 (quatro) vezes, consecutivas ou não;
d) For reprovado por frequência em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso;
e) For reprovado por nota final em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso, exceto se tiver obtido nota final igual ou superior a 4,0 (quatro) (na Verificação Suplementar – V.S) e tiver frequência suficiente, simultaneamente, em pelo menos uma disciplina. 

ATENÇÃO! Os ingressantes de todas as modalidades, seja SISU, Transferência, Reingresso, Mudança de Curso, Mudança de Localidade, Revinculação, Rematrícula, podem ter a matrícula cancelada por Insuficiência de Aproveitamento, se “for reprovado por nota final em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso, exceto se tiver obtido nota final igual ou superior a 4,0 (quatro) (na Verificação Suplementar – V.S) e tiver frequência suficiente, simultaneamente, em pelo menos uma disciplina.”

12. Como faço para cancelar a minha matrícula? 

Para acessar todo o procedimento de solicitação de Cancelamento de Matrícula, clique aqui

13. O que é Rematrícula?

Trata-se da solicitação da concessão de uma nova matrícula ao discente cujo vínculo com a UFF, em determinado curso de graduação, tenha sido cancelado.

14. Que informações/condições são necessárias para solicitar a Rematrícula?

A rematrícula é normatizada no Regulamento dos Cursos de Graduação e poderá ser concedida caso sejam atendidos os seguintes requisitos e condições verificados no âmbito da análise técnica e do mérito acadêmico da solicitação:
a) A matrícula tenha sido cancelada há, no máximo, 3 (três) anos;
b) Dispor de quantitativo de períodos letivos suficientes para a integralização curricular, respeitando-se o prazo estabelecido como tempo máximo previsto pelo curso, não sendo permitida a solicitação de dilatação de prazo, exceto para os casos de pessoas com deficiência, nem de mudança de curso/localidade. Os períodos em que o discente permaneceu com a matrícula cancelada não serão contabilizados para fins de cálculo de prazo remanescente para integralização curricular;
c) Não ter sido a matrícula cancelada por insuficiência de aproveitamento no período de ingresso, por motivo disciplinar ou por solicitação oficial do próprio discente.

Em caso de deferimento da solicitação de Rematrícula e depois de finalizado o registro da nova matrícula:

a) A quantidade de trancamentos de matrícula usufruídos e de períodos cursados pelo discente na vigência da matrícula anterior será contabilizada na nova matrícula, com vistas ao controle do tempo de integralização curricular;
b) O discente que não proceder à inscrição em disciplinas no período aprovado para sua rematrícula terá sua nova matrícula cancelada;
c) O discente que teve a matrícula cancelada por ter 4 (quatro) reprovações em uma mesma disciplina, terá direito de cursar esta disciplina mais uma vez na nova matrícula, sendo que a reprovação implicará no novo cancelamento de sua matrícula; 
d) O discente que teve a matrícula cancelada por abandono não poderá trancar a matrícula nova até a conclusão do curso.

OBS: A rematrícula poderá ser concedida somente uma única vez, e a nova matrícula será efetivada apenas no período letivo imediatamente posterior à data de concessão deste benefício/deferimento da solicitação.

15. Como dar entrada na solicitação de Rematrícula?

  Para acessar todo o procedimento de solicitação de Rematrícula, clique aqui 

16. Como solicitar a carteirinha UFF?

Faça o upload da sua foto no IdUFF, acesse o sistema pelo endereço https://app.uff.br/saci e clique em “Solicitar”. As carteirinhas são entregues, para alunos de Niterói, no ponto de atendimento localizado em uma sala entre os Restaurantes Universitários 1 e 2 do Campus do Gragoatá.

17. Quais são as características das disciplinas Estudo Orientado, Pré-monografia e Monografia?

a) Estudo Orientado I – 2h/semana – disciplina optativa para alunos de Iniciação Científica, Iniciação à Extensão e Iniciação à Docência;
b) Estudo Orientado II – 2h/semana – disciplina optativa para alunos de Iniciação Científica, Iniciação à Extensão e Iniciação à Docência;
c) Pré-monografia – 4h/semana – fim de curso – disciplina obrigatória do currículo para todos os alunos;
d) Monografia – 4h/semana – fim de curso – disciplina obrigatória do currículo para todos os alunos.

18. Como faço para me inscrever em Pré-monografia, Monografia ou Estudo Orientado?

A solicitação deverá ser realizada pelo professor-orientador, por e-mail, dentro do Período de Ajustes, definido pelo calendário escolar, ao endereço de email da secretaria da Coordenação de Curso. 

19. Como faço para agendar a minha defesa de monografia?

O professor-orientador deverá enviar um email para a Coordenação de curso, com no mínimo 15 dias de antecedência, contendo as seguintes informações: nome completo e matrícula do aluno, habilitação (licenciatura ou bacharelado), dia, horário, nome completo e instituição dos membros da banca examinadora, título da monografia, link de acesso (no caso da defesa remota de monografia).

20. Qual o prazo para a defesa da Monografia?

Até o último dia do período letivo estabelecido pelo calendário escolar da Universidade.

21. O que é considerado como Atividade Complementar?

Consulte a Resolução de Atividades Complementares.

22. Quantas horas devo cumprir de Atividades Complementares?

Para efeito de integralização curricular, o aluno terá que realizar 200 horas de Atividades Complementares, ao longo do curso, segundo as normas estabelecidas.

23. Como faço para contabilizar as horas de Atividades Complementares?

É preciso entregar cópias dos documentos que comprovem a realização das atividades à secretaria de Coordenação de Curso, tais como certificados e declarações, constando a descrição da atividade, a carga horária, a data de realização e a assinatura do órgão emitente ou professor responsável.

24. Como faço para contabilizar as horas de Iniciação Científica/Iniciação à Docência/Iniciação à Extensão como Atividade Complementar?

O aluno deve enviar, para o email da secretaria da Coordenação de Curso, uma declaração assinada pelo professor-orientador, na qual conste a descrição da atividade, a carga horária e o semestre de realização. Observe que nestas modalidades, um semestre de atividades corresponderá a um máximo de 50 horas de atividades cadastradas. No máximo será contabilizado um total de 150 horas nestas categorias.

EnglishPortugueseSpanish