Site da Graduação em Física na UFF

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

A proposta curricular foi planejada prevendo um tempo médio de 8 (oito) períodos letivos para sua integralização nos currículos do turno Tarde/Noite e 12 (doze) períodos letivos para a Licenciatura no turno Noturno.
O currículo do Bacharelado é composto por disciplinas obrigatórias (2308h), obrigatórias de escolha (30h), optativas (150h) e atividades complementares (200h), totalizando 2688h.
O currículo da Licenciatura é composto por composto por disciplinas obrigatórias (2730h), optativas (180h), optativas de ênfase (90h) e atividades complementares (200h), totalizando 3200h.
A proposta curricular é periodicamente revista, baseada nos resultados dos processos avaliativos e nas Diretrizes Curriculares da Sesu/MEC.
A fim de garantir uma sólida formação nos conteúdos específicos, tanto para os licenciandos quanto para os bacharelandos, é previsto na proposta curricular um tronco comum de disciplinas obrigatórias. Na periodização do currículo, este tronco é desenvolvido em atividades teórico-experimentais, que abrangem os conteúdos das Físicas Clássica e Moderna, da Matemática e da Química. Disciplinas de Química e Biologia formam o núcleo de obrigatórias de escolha.
A diferenciação curricular para as duas titulações ocorre pelo oferecimento de núcleos específicos de disciplinas obrigatórias. As específicas do Bacharelado são distribuídas nos três últimos anos. Nelas, o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em conteúdos contemporâneos da Física tais como Mecânica Quântica e Física Estatística.
A formação do futuro professor, por seu caráter multidisciplinar, exige conhecimentos que vão além da Física. Em virtude disto, o Instituto de Física e a Faculdade de Educação assumem a corresponsabilidade pelo desenvolvimento, ao longo do curso, dos conteúdos pedagógicos e integradores que propiciarão a ação docente.
As disciplinas optativas objetivam complementar a formação dos estudantes, familiarizando-os com as linhas de pesquisa do IF-UFF, seja em relação à própria Física ou as questões de ensino-aprendizagem desta Ciência.
As atividades complementares registram o envolvimento do aluno em atividades extracurriculares relevantes dentro ou fora da instituição, tais como Iniciação Científica, à Docência ou à Extensão, participação em eventos ou seminários, cursos profissionalizantes, etc.

As grades sugeridas de disciplinas para cada período dos cursos podem ser obtidas nos seguintes links:

Bacharelado – Currículo 25.01.005

Licenciatura Tarde-Noite – Currículo 25.02.009

Licenciatura Noturna – Currículo 25.02.010