Programa de pós-graduação (PPG) em Física

Disciplina Trabalho Supervisionado de Pesquisa

• A partir do primeiro semestre de 2017, todos os estudantes ingressantes nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física da UFF deverão cursar as disciplinas de Trabalho Supervisionado de Pesquisa I, II, III e IV , correspondentes a 75h/semestre para cada disciplina.
  • Os alunos terão que cursar duas (2) disciplinas de Trabalho Supervisionado no mestrado e mais duas (2) no doutorado. Para alunos com o curso já em andamento em 2017.1, essas cadeiras são opcionais.
  • As disciplinas de Trabalho Supervisionado foram criadas para formalizar e contabilizar o esforço didático de orientação de estudantes na pós-graduação, como acontece no curso de graduação em física do IF-UFF através das disciplinas de estudo orientado e monografia. O conteúdo de pesquisa e nota final serão estabelecidos pelo orientador.
  • O orientador pode decidir inscrever um único aluno sob sua orientação por turma ou mais de um aluno sob sua orientação por turma (para orientadores com mais de um aluno).
  • Cada orientador (em comum acordo com o estudante) poderá decidir o período adequado para oferecer as disciplinas de Trabalho Supervisionado ao longo do Curso. O Colegiado sugere que essas disciplinas sejam oferecidas assim que o aluno concluir a etapa de disciplinas regulares do Programa. Estejam em contato com seus orientadores sobre esse tema.