Instituto de Física

Professor do IF publica artigo na revista Science

publicado: 24/02/2021 21h17,
última modificação: 19/06/2023 11h49

O prof. Fábio Aarão Reis, do Instituto de Física, publicou em 23/10 na revista Science o artigo “Deep abiotic weathering of pyrite”, juntamente com colaboradores da Penn State University (EUA) da área de Geociências.

Trata-se de nada menos que a primeira* publicação nesse periódico, um dos mais prestigiosos do mundo em todas as áreas da ciência, por um pesquisador de qualquer unidade da UFF.

O artigo analisa a relação entre os processos de erosão do solo e oxidação do mineral pirita, o popular ‘ouro de tolo’. Este processo é importante pois a pirita é um mineral muito comum e, quando exposta à atmosfera, sua oxidação é em parte catalisada por microorganismos.  Analisando-se a concentração e estado deste mineral em rochas antigas, é possível então se obter informações sobre as condições da atmosfera ao longo das eras geológicas, em particular a concentração de oxigênio nela, e se fazer inferências sobre a existência de vida.

Os autores analisaram amostras de pirita e descobriram que processos de erosão mecânica são tão importantes quanto processos de oxidação. Eles desenvolveram um modelo que ajuda a determinar as condições no passado da Terra nas quais a pirita poderia ser estável, e o possível papel de microorganismos neste processo de oxidação.

*Sem contar trabalhos de grandes colaborações, com centenas de autores. Dois trabalhos deste tipo já foram publicados na Science envolvendo pesquisadores da UFF, uma das quais, a falecida profa. Márcia Amaral, era também do IF.