Ir para o conteúdo

Dia do Físico 2025 (Tecnologias quânticas) – 29/05

publicado: 12/05/2025 10h29,
última modificação: 03/06/2025 11h32

Prezadas e prezados,

Desde a promulgação do Ano Internacional da Física, em 2005, em comemoração ao ano miraculoso de Albert Einstein, celebramos o Dia do Físico no mês de maio. Essa é uma oportunidade de homenagear as descobertas da física e os físicos e físicas que trabalham no desenvolvimento das tecnologias do futuro e do nosso dia a dia.

Neste ano de 2025, em especial, seguindo o anúncio da UNESCO, também celebramos o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica, com o objetivo de promover a colaboração e enfrentar os desafios críticos dessas áreas.

Aproveitando essas duas comemorações, a comissão organizadora do Dia do Físico decidiu realizar um evento com a participação de expoentes da área de Tecnologia Quântica, atuantes tanto na academia quanto na indústria.

No evento, teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as trajetórias de formação dos palestrantes e como é o dia a dia profissional deles. Além disso, haverá uma exposição de experiências científicas relacionadas à física quântica e um coffee break.

Venha participar conosco e descobrir que os fenômenos “esquisitos” da Física Quântica são a base da Tecnologia Quântica, uma área que integra projetos de Física, Química, Matemática, Computação e Engenharia.

Dia: 29/05 (quinta-feira)
Horário: 16-19h
Local: Auditório Paulo Gomes – Instituto de Física – Campus da Praia Vermelha – UFF

Comissão organizadora:
Carlos Eduardo Souza
Karen Cardoso

Leila Graef
Lohane Martins
Vitor Acioly