Cara comunidade do IF-UFF, convidamos a todos para o colóquio
da semana que vem (cartaz em anexo)
Data: Terça, 05/11, as 11:00 no auditório da AGIR
e pelo google meet meet.google.com/nwv-ngty-edy
Título: Fontes Originais no Ensino de Física Quântica?
A Física Quântica costuma ser ensinada de forma dogmática e pragmática (“shut up and calculate”) o que pode ser desmotivador para os estudantes. Seria possível contornar esse problema utilizando fontes originais? À primeira vista, isso não parece ser viável, uma vez que tais fontes costumam ser ininteligíveis a um leitor moderno. Entretanto, se a seleção for criteriosa e os objetivos educacionais bem definidos, pequenos trechos de artigos originais podem sim ter um grande potencial didático. Neste seminário, tal argumento será ilustrado por meio de 4 episódios que têm como objetivo responder às seguintes perguntas: 1) Como Bohr formulou seu modelo atômico? (Manchester memorandum, 1912); 2) Como e por que as matrizes foram inseridas ao formalismo da quântica? (Heisenberg Umdeutung, 1925); 3) Como Schrödinger interpretou fisicamente somente a parte real da função de onda? (Schrödinger micro-macro, 1926); 4) Como Max Born originalmente propôs sua interpretação probabilística? (Born collision paper, 1926). Para além dos objetivos específicos de cada episódio, tentaremos extrair aspectos metodológicos gerais que possibilitem um uso produtivo de fontes primárias no ensino de quântica.
Esse colóquio será pelo google meets, mas iremos fazer a transmissão no auditório
da AGIR com direito ao lanche antes. Vamos todos assistir juntos lá!!!
Reforçamos o convite a estudantes de graduação, que podem aproveitar as horas como Atividade Complementar em suas grades.
Atenciosamente,
Comissão de organização
Andrea Latge : alatge@id.uff.br
Thiago R. de Oliveira: troliveira@id.uff.br
Gabriel Denicol: gsdenicol@id.uff.br
Jõao Paulo Machado (representante discente): joaopaulomachado@id.uff.br