Prezados:
A Física Estatística é uma das maiores áreas da pesquisa em Física no Brasil e engloba pesquisadores interessados em uma grande variedade de temas, com interfaces dentro da própria Física e com outras ciências. Na UFF, a pesquisa em Física Estatística começou na década de 1980.
Na década seguinte, dois docentes da área iniciaram trabalhos de modelagem de deposição e de relaxação de filmes finos sólidos. Posteriormente estenderam este trabalho para outros problemas físicos ou físico-químicos fora do equilíbrio termodinâmico em superfícies e interfaces. Assim, constituíram um grupo de pesquisa em Ciência de Superfícies no IF/UFF. Os modelos matemáticos ou computacionais que desenvolvem têm diversas aplicações em tecnologia e meio ambiente, como deposição de filmes finos (por técnicas a vapor ou em solução), a relaxação destes materiais, os fenômenos de transporte anômalos em meios porosos, o crescimento e a dissolução de minerais e o intemperismo de rochas (https://profs1.if.uff.br/reis/linhas-de-pesquisa/).
Brevemente este grupo contará com mais um professor, Thiago Albuquerque de Assis, que abre uma nova frente de pesquisa: o estudo da emissão eletrônica por campo, em que ele trabalha há cerca de 10 anos. O estudo teórico que ele realiza pode ajudar no desenvolvimento de novos emissores usados em dispositivos elétricos ou eletrônicos.
Além disso, Richard Forbes, um dos principais especialistas em emissão eletrônica por campo no mundo, visitará o IF/UFF entre 12/09 e 05/10/2024 com apoio do projeto PrInt/CAPES. Ele tem expertise em nanociência com altos campos elétricos, incluindo teoria de superfícies carregadas, teoria do tunelamento quântico e Mecânica Estatística relacionada. Ademais, o problema da emissão por campo tem efeitos ambientais ainda pouco compreendidos e Richard Forbes também tem se interessado em entender tais efeitos na escala da superfície terrestre.
O workshop que estamos anunciando visa congregar estes e outros especialistas no mesmo tema, facilitar as colaborações estabelecidas entre eles e criar novas colaborações. Várias apresentações ocorrerão por via remota. Também haverá uma breve apresentação das outras linhas de pesquisa do grupo, que foram resumidas acima. Como vários participantes do workshop não falam português, as apresentações serão feitas em inglês. O programa segue anexo.
Esperamos que o workshop permita que a comunidade do IF/UFF conheça um pouco mais esta área de pesquisa. Em especial, esperamos que o evento permita que mais estudantes de graduação (bacharelado ou licenciatura), mestrado e doutorado conheçam nosso trabalho de pesquisa e venham trabalhar conosco. Para aqueles que tenham dificuldade com as apresentações em inglês, estaremos à disposição para conversar sobre nossas linhas de pesquisa em outros momentos.
Atenciosamente, Fábio Reis.