Colóquio da Semana

publicado: 17/05/2024 00h35,
última modificação: 23/05/2024 15h01

convidamos a todos para o colóquio

Data: Terça, 21/05, as 11:00 no auditório da AGIR
e pelo google meet meet.google.com/nia-cecc-dxh

Título: Descobertas recentes e perspectivas futuras na física de altas energias

Rita C Anjos (UFPR)

Possui graduação em Física Biológica pela UNESP, mestrado e doutorado em Física pela USP, São Carlos. Desde agosto de 2014 é professora doutora da UFPR. Estuda raios cósmicos de várias energias em dois grandes observatórios de consórcios internacionais: O Observatório Pierre Auger e o Cherenkov Telescope Array. Tem experiência na área de Física, com ênfase na propagação de raios cósmicos e interações de partículas e raios gama. É membro do Observatório de Raios Cósmicos Pierre Auger, em Malargue, na Argentina. Em 2020 foi vencedora do prêmio “Programa para Mulheres na Ciência – 2020”, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco Brasil e ABC. Em 2023 venceu o Prêmio Anselmo Salles Paschoa, promovido pela SBF. Desde 2021 é membro afiliado da ABC

Resumo: Partículas energéticas, conhecidas como raios cósmicos, são aceleradas a altíssimas energias e viajam à velocidade da luz, atingindo constantemente a Terra. No entanto, sabemos muito pouco sobre suas origens, os mecanismos de sua aceleração e o papel que desempenham tanto na nossa galáxia quanto além dela. Recentemente, o Observatório Pierre Auger, localizado na Argentina, reportou uma correlação entre raios cósmicos de ultra-altas energias (UHECRs) e Núcleos Ativos de Galáxias. Em construção, o Observatório Cherenkov Telescope Array fará observações de radiação gama em altíssimas energias. A combinação desses dados ajudará a esclarecer o enigma da geração dos UHECRs, que ainda é um dos grandes mistérios do Universo. Nesta palestra, discutirei os resultados recentes do Observatório Pierre Auger e as expectativas para a física de altas energias nas próximas décadas.

Esse colóquio será pelo google meets, mas iremos fazer a transmissão no auditório
da AGIR com direito ao lanche antes. Vamos todos assistir juntos lá!!!

Reforçamos o convite a estudantes de graduação, que podem aproveitar as horas como Atividade Complementar em suas grades.

Atenciosamente,

Comissão de organização