Professor Fernando Iemini é contemplado com projeto inovador do Instituto Serrapilheira

publicado: 01/12/2023 10h58,
última modificação: 18/11/2024 01h03

O trabalho de Fernando Iemini é um convite para repensar nossa percepção tradicional do tempo e seus limites. Seu projeto gira em torno dos cristais temporais e sua aplicação na criação de relógios quânticos autônomos. Nesse intrincado campo de pesquisa, ele explora como as leis quânticas e a termodinâmica podem influenciar o desempenho de relógios ultra precisos.

Essencialmente, o pesquisador busca respostas a certas perguntas fundamentais: Quais são os limites em nossa capacidade de medir o tempo de acordo com a teoria quântica e termodinâmica? Podem eles mudar nossa noção usual de relógios? É hora de repensar o tempo!?!? Cristais temporais podem ser a chave para essas questões. Essas peculiares fases da matéria têm como característica uma estrutura de ordenação temporal surpreendentemente estável e precisa entre seus constituintes microscópicos, oferecendo assim um playground fascinante para desvendar tais questões. O projeto irá explorar tais fases como principal substância de trabalho de um relógio quântico autônomo, estudando seu desempenho em conexão com as leis quânticas (princípios de incerteza) e termodinâmica (processos entrópicos irreversíveis). A natureza coletiva e dinâmica de muitos corpos dos cristais temporais pode influenciar radicalmente a operação de um relógio quântico, impulsionando nossos limites para a cronometragem.

Fernando iniciou a trajetória acadêmica na graduação em física, na Universidade Federal de Minas Gerais, instituição que também sediou seus estudos em física no mestrado e doutorado. O cientista também esteve um período de um ano na Scuola Normale Superiore, de Pisa, e dois anos no The Abdus Salam Centre for Theoretical Physics, Trieste, ambos na Itália. Agora professor e pesquisador, compartilha seu conhecimento na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Fonte: https://serrapilheira.org/pesquisadores/fernando-lemini/

Pular para o conteúdo