Pesquisadores do Instituto de Física avançam no desenvolvimento da orbitrônica com publicação no Physical Review Letters

publicado: 28/04/2023 09h55,
última modificação: 28/04/2023 09h56

Em um artigo publicado recentemente no periódico Physical Review Letters, uma equipe composta pelos pesquisadores do Instituto de Física da UFF Marcio Costa, Roberto Bechara Muniz e do pós-doutorando Tarik Cysne, em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiu conectar dois conceitos relevantes: o de isolantes topológicos de mais alta ordem e o de efeito orbital. Esses pesquisadores possuem grande experiência e tradição no estudo de materiais quânticos e este trabalho dá um passo a mais no desenvolvimento da emergente área da orbitrônica, que se dedica a manipular o momento angular dos elétrons que se movimentam em sólidos. Essa área pode contribuir para impulsionar o avanço de tecnologias e dispositivos mais eficientes, como transistores magnéticos e sensores, bem como facilitar a miniaturização de chips e alavancar computação quântica.

Leia a íntegra da notícia no Boletim da Sociedade Brasileira de Física, https://sbfisica.org.br/v1/sbf/pesquisadores-brasileiros-avancam-no-desenvolvimento-da-orbitronica/