Nota de falecimento do professor José Raymundo Martins Romeo

publicado: 02/01/2023 09h36,
última modificação: 02/01/2023 09h36

O Instituto de Física comunica o falecimento, em 29 de dezembro de 2022, do nosso ex-Diretor e ex-Reitor da UFF, o professor José Raymundo Martins Romeo.

Professor emérito da UFF, foi docente também do Instituto Abel e do Curso Acadêmico (curso pré-vestibular, do qual ele era um dos donos, e de onde saiu assim que foi nomeado Diretor do Instituto de Física, pois considerou incompatíveis essas duas situações). Como Diretor do Instituto de Física da UFF, foi responsável por atrair vários doutores em física, contratá-los e, assim, implementar as atividades de pesquisa no IF. Raymundo Romeo foi um professor que, pela qualidade de suas aulas, pelo respeito e pela amizade que conquistava de seus alunos, por sua postura ética e pela gentileza com que tratava a todos, deixava marcas profundas em seus alunos.
Contribuiu para que a obra do Instituto de Física na Praia Vermelha fosse concluída, empenhou-se para promover o desenvolvimento da pesquisa e do ensino no IF, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. Por duas vezes Reitor da Universidade Federal Fluminense, foi responsável por uma mudança de paradigma, levando a UFF de uma instituição de ensino a um centro de pesquisa e pós-graduação. Promoveu a cultura, trazendo a Orquestra Sinfônica Nacional para nossa universidade, criando o Quarteto de Cordas e o Conjunto de Música Antiga.
O professor Raymundo foi um dos responsáveis por fazer da UFF o que ela é hoje, em sua grandiosidade e excelência!

Com grande respeito e admiração pelo seu trabalho, prestamos esta homenagem. Nossos sentimentos aos amigos e familiares pela perda. Nossos agradecimentos pela amizade e companheirismo, pelo empenho no desenvolvimento do Instituto de Física e da UFF. Foi uma honra para nós tê-lo como nosso professor, colega e líder.

(esse texto foi compilado a partir de manifestações de diversos colegas do IF)

Link para a notícia na página da UFF: https://www.uff.br/?q=informes/nota-de-falecimento-de-jose-raymundo-martins-romeo