Laboratório Nacional  de Astrofísica 2030: Ampliação e Modernização

Cara comunidade do IF-UFF, convidamos a todos o colóquio da próxima semana.
Data: Terça, 22/10, as 11:00 na sala 201

publicado: 16/10/2024 23h54,
última modificação: 16/10/2024 23h54

Cara comunidade do IF-UFF, convidamos a todos o colóquio
da próxima semana

Data: Terça, 22/10, as 11:00na sala 201
Um lanche será servido as 10:45! (tragam suas canecas)

Título: Laboratório Nacional  de Astrofísica 2030: Ampliação e Modernização

Palestrante
Wagner Corradi (LNA)

O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) é a Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) responsável por planejar, desenvolver, promover, operar e coordenar os meios e a infraestrutura para fomentar, de forma cooperada, a Astronomia Observacional Brasileira. O LNA possui a importante tarefa de gerenciar o Observatório do Pico dos Dias (OPD) e a participação brasileira nos observatórios internacionais Gemini (Norte, no Havaí e Sul, no Chile) e SOAR, no Chile, além de outras iniciativas como o PanEOS, Vera Rubin/LSST e BRICS, por exemplo. Além disso, participa ativamente na concepção e construção de novos instrumentos astronômicos e sistemas periféricos. Pretendemos apresentar os avanços na instrumentação e o impacto da ciência realizada com os telescópios gerenciados pelo LNA, a partir de uma perspectiva histórica, bem como o projeto de modernização da infraestrutura física e computacional em curso, que inclui 6 novos telescópios no OPD e a nova sede do LNA. O objetivo é ampliar as possibilidades de cooperação científica e tecnológica com o Instituto de Física da UFF.

Reforçamos o convite a estudantes de graduação, que podem aproveitar as horas
como Atividade Complementar em suas grades.

Atenciosamente,

Comissão de organização