Inauguração de equipamento multiusuário de grande porte no IF UFF

publicado: 10/04/2023 09h35,
última modificação: 10/04/2023 09h36

A Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou no dia 27 de março um novo equipamento multiusuário de grande porte, um FIB – Focused Ion Beam (Feixe de Íons Focalizado, em português). O equipamento, que custou cerca de R$ 6 milhões, permitirá a realização de pesquisas avançadas em áreas como nanotecnologia, materiais, biologia e eletrônica. O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

O laboratório de FIB é o mais novo espaço dedicado à pesquisa da UFF. O FIB é um equipamento de alta tecnologia que possibilita a análise de amostras de materiais e a realização de cortes precisos em escalas nanométricas.

A inauguração contou com a presença do Vice-Reitor, Prof. Fabio Passos e da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF, do Vice-diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e representante da FAPERJ, Vice-Diretor do Instituto de Física da UFF, professores, pesquisadores e alunos da universidade e das outras instituições, além de representantes da indústria.

Segundo o Vice-Reitor da UFF, Prof. Fábio Passos, o laboratório de FIB trará uma nova dinâmica para a pesquisa científica na universidade. “Com este equipamento, teremos a capacidade de avançar significativamente em áreas como a nanotecnologia e nanofabricação, que são áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país “, afirmou.

O FIB faz parte do Laboratório de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução, Centro de Caracterização Avançada para a Indústria de Petróleo (LaMAR/CAIPE) da UFF, que localiza no Instituto de Física e está credenciado ao Programa de Gerenciamento de Equipamentos Multiusuários (PROGEM) da UFF. A expectativa é que o novo laboratório possa atrair ainda mais pesquisadores para a UFF, tornando-a um centro de referência em pesquisa científica.